quinta-feira, 26 de março de 2009

Coenzima Q10 - o tônico do coração!


Coenzima Q-10: o supernutriente - O composto do coração.
A Coenzima Q-10 (Co Q-10), é uma substância vitamina-símile, que encontra-se naturalmente presente em quase todas as células humanas, bem como em muitos alimentos. Este composto tem um papel de fundamental importância nos processos de produção de energia do nosso organismo, particularmente nas mitocôndrias, que são pequenas partes de nossas células, fabulosamente especializadas na produção de ATP, unidades básicas de energia utilizadas pelo nosso corpo para manter todas as nossas funções vitais.
Descoberta em 1957, foi só a partir de meados dos anos 80 que a comunidade científica veio realmente compreender a multivariedade de funções que esta substância exerce no corpo humano.
A partir dos 30-35 anos, fase de vida em que começamos efetivamente a envelhecer, os níveis de Co Q-10 começam igualmente a declinar, sendo mandatória a sua reposição diária através da suplementação por via oral. As doses, dependendo da idade e das necessidades individuais, podem variar de 50 a 200mg/dia.
Nos últimos 15 anos, centenas de milhares de trabalhos científicos ao redor de todo o mundo, têm apontado e confirmado inúmeras e importantíssimas ações de Co Q-10, dentre as quais:

- Aumento da capacidade imunológica.

- Redução do tempo de cicatrização.

- Melhora da resposta ao trauma cirúrgico.

- Diminuição da incidência de doenças neurodegenerativas.

- Melhora a função tireoidiana.
- Ajuda à infertilidade feminina.

- Reduz a incidência da doença periodontal, que é uma das principais causas de perda dentária.

- Ajuda nos controles do diabetes e aumenta a resposta ao esforço físico.

É, entretanto, no coração, aonde os efeitos desta substância são mais impressionantes.
Inúmeros e recentes estudos científicos, realizados nos quais mais importantes centros de pesquisa do mundo, são unânimes em apontar exuberantes benefícios para o coração humano, quando suplementamos a Co Q-10.
O grupo de condições cardíacas é bastante extenso e inclui: insuficiência cardíaca congestiva, cardiomiopatia, hipertensão, angina, prolapso mitral, arritmias variadas, aterosclerose, peroxidação lipídica, proteção do miocárdio durante cirurgias cardíacas, dentre outras.
Ao longo do tempo, estudos de terapia ortomolecular tentam insistentemente procurado chamar a atenção do público para a profunda mudança de paradigmas na ciência médica.

Entramos num novo século e em um novo tempo aonde manter-se sadio será a grande questão de ordem.
Não será mais tolerável e nem aceitável os sistemas de saúde em todo o mundo continuarem a desperdiçar somas astronômicas de dinheiro, em busca de cura para doenças ou de medicamentos "modernos" e invariavelmente caros, que atuam apenas na conseqüência dos problemas. Os custos com medicina curativa em todas as nações industrializadas do mundo, aproximam-se perigosamente do esgotamento. Todo um conjunto de ações e de mudanças tem que ser levado a efeito e a filosofia que norteia a pesquisa em medicina tem que ser urgentemente modificada para o desenvolvimento de terapias que possam manter as pessoas saudáveis e joviais ao longo de toda a vida, reduzindo, deste modo, os riscos e a incidência das chamadas doenças "inevitáveis" da velhice.

O velho e obsoleto modelo curativo de promover a medicina precisa atrofiar, para dar lugar a um modelo muito mais racional, lógico, eficaz e incomparavelmente mais barato: investir na promoção da saúde e na medicina preventiva. Com investimentos muito menos vultoso sem terapias preventivas e anti envelhecimento, poderemos, num futuro muito próximo, estender de forma significativa a expectativa de vida humana, ao mesmo tempo em que simplesmente eliminaremos ou reduziremos a incidência de doenças.

A promoção da longevidade, aliada à qualidade de vida, deve ser um pensamento mandatório na mente do século XXI. A busca por terapias simples, exeqüíveis e de baixo custo, através da suplementação de poderosos e naturais compostos como a Coenzima Q-10, é parte imprescindível deste processo.

Os benefícios da água de côco.

Água de coco é igual a saúde pura!
Ela hidrata, revigora, alimenta, age como calmante natural e ainda ajuda a emagrecer, entre outros benefícios.
Quer coisa melhor?
Por ser rica em minerais, a água de coco é um isotônico natural e de rápida absorção. Com isso, a perda de minerais como o sódio e o potássio pela urina e pela transpiração é rapidamente reposta.
O líquido também pode ser usado na recuperação de casos de desidratação, por ser um poderoso soro vegetal. E, o melhor: a quantidade de calorias é baixinha, baixinha : ver informações nutricionais abaixo.
Pode ser excelente aliada em regimes de emagrecimento, porque ajuda a "enganar a fome". Quando der aquela fominha no intervalo das refeições, um copo de água de coco faz com que ela desapareça, sem prejudicar o seu regime. Para as belas que fazem tudo para emagrecer, um lembrete: não há o que substitua uma alimentação balanceada. Nada de trocar uma coisa pela outra!
E atenção, futuras mamães: um copo gelado é um superalívio para a azia e aqueles enjôos chatinhos de começo de gravidez. Podem abusar!
Para quem toma até três copos de água-de-coco por dia, não existem contra-indicações.
Passando dos três copos, bom... Diabéticos, hipertensos e pessoas que sofram de deficiência renal não devem abusar da bebida porque ela contém sódio e outras substâncias que podem trazer complicações a estas pessoas.
Vale aquela consultinha com seu médico de confiança.
Mas é importante lembrar que, ao escolher entre a fruta e a água, fique com a última, que tem poucas calorias.
Já um pedaço de 100g de coco equivale a um bombom de 800 calorias...

Natural x caixinha
Claro que o produto natural é sempre mais recomendado. No entanto, no caso da água de coco, como seus principais nutrientes são o sódio e o potássio, não existe perda quando ela é industrializada.
O cuidado maior deve ser com o uso de conservantes, que podem causar danos ao organismo.
Confira sempre o rótulo sobre a existência deles, observe a procedência do produto e, sempre, o prazo de validade.

Informações nutricionais da bebida natural por 100 ml*
- 19 kcal de Carboidratos.
- 3,72g de Gorduras totais.
- 0,2g de Proteínas .
- 0,72g de Fibras.
- 0g de Vitamina C.
- 2,4mg de Sódio.
- 105mg de Potássio.
- 250mg de Magnésio.
- 25mg de Cálcio.
* Valores aproximados : podem variar de acordo com o estado de maturação da fruta.

A casca do coco e relativamente fina e lisa. Por baixo, há uma espessa capa fibrosa que envolve uma camada muito dura, dentro da qual fica a semente, uma massa suculenta e de cor branca. Quando o coco é verde, essa parte é pouco desenvolvida e mole, guardando muita água no seu interior. Á medida que o coco vai amadurecendo, a parte carnosa se torna mais consistente e a água diminui. A massa pode ser consumida crua, em seu estado natural, ralada, ou ainda transformada em deliciosos pratos culinários.

Propriedades:
O côco é rico em proteínas, gorduras, calorias, sais, hidratos de carbono e vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Seus efeitos curativos se devem, principalmente, ao seu conteúdo de magnésio.
O ser humano necessita dele para conservação da tensão muscular. Sabe-se que a polpa do coco age como adstringente nas hemorróidas. A água de coco verde é deliciosa, refrescante, nutritiva e terapêutica, além de exótica. Sua composição físico-química é semelhante à do soro fisiológico.

São muitos os benefícios da água do coco:
- Hidrata e amacia a pele.
- reduz o nível de colesterol .
- combate a verminose infantil .
- previne e auxilia no tratamento da artrite .
- controla a pressãp arterial .
- combate a desidratação .
- repõe imediatamente a energia .
- evita vômitos e náuseas durante a gravidez .
- depura o sangue .
- é calmante natural .
- reduz a febre .
- trata de úlcera estomacal.
- combate a prisão de ventre .
- previne o enjôo causado pela maresia .

Desintoxicar o Organismo: Como?


Após cometer exageros com alimentações cheias de gorduras, doces, frituras o organismo acaba sentindo, então é hora de desintoxicar, ou seja, eliminar as substâncias tóxicas do corpo.
Aqui segue um exemplo de dieta para três dias:
- Café da manhã: suco batido no liquidificador com: água de coco, abacaxi, folha de couve, hortelã e laranja .Coma 2 fatias de pão integral com fatia fina de queijo magro.
- Lanche da manhã: suco de fruta.
- Almoço: salada de folhas: alface, rúcula, tomate, cenoura, aspargo e semente de linhaça, tenperadas com azeite extra virgem.
Uma pasta de salmão grelhado pequeno e brócolis refogado no alho.
- Lanche da tarde: suco de fruta.
- Jantar: sopa de legumes.
- Ceia: chá de hortelã com gengibre, torrada com geléia dietética.
Experimente!

As Cascas dos Alimentos Podem ser Consumidas?


Muitas pessoas têm dúvidas quanto as cascas dos alimentos, isto é, se devem ou não consumí-las.
Pois então, saiba que elas possuem nutrientes que equilibram e repõem vitaminas no organismo. Por isso tanto as cascas quanto as folhas deveriam ser incluídas na dieta alimentar.
Veja algumas cascas poderosas:
- Casca de laranja: contém fibras, potássio e fósforo.
- Casca de pepino: possui fibras, carotenóides, cálcio, potássio e fósforo.
- Casca da manga: contém vitamina C, carotenóides e potássio.
- Folhas do brócolis: rica em carotenóides que combatem a ação dos radicais livres, auxiliam na redução de incidência de câncer de pulmão, próstata, pele e útero. Antes de mandar para o lixo, pense nestes benefícios.
Abaixo segue uma receita de doce de casca de laranja:
Ingredientes:
- Casca de dez laranjas.
- ½ copo de suco de laranja.
- 250g de açúcar.
Modo de fazer:
Coloque as cascas em um recipiente com água e deixe de molho durante um dia. Troque a água três vezes. Depois leve as cascas ao fogo por uma hora. Quando estiverem macias, escorra e acrescente o suco de laranja e o açúcar. Deixe cozinhar em fogo baixo até que o caldo fique consistente. Retire do fogo e deixe esfriar naturalmente.

Saúde dos olhos: Alimentos Apropriados

Os olhos merecem atenção diligente, pois através deles é que visualizamos tudo que há.
Por ser também um órgão, o olho se beneficia das propriedades dos alimentos que ingerimos. Dessa forma, uma dieta equilibrada e bem escolhida será de grande proveito à saúde visual.
Para que as lágrimas (protetora contra os agentes externos) fiquem sempre saudáveis consuma frutas, verduras e legumes que possuam vitaminas A e E, nozes e semente de linhaça porque contém ômega 3, que alivia o olho seco.
Beber bastante líquido hidrata todo organismo e é fundamental para aumentar a quantidade de lágrimas.
Outras medidas como protegê-los do sol com óculos, chapéu com abas grandes é super importante.
Os seus olhos realmente ficarão saudáveis.

Bronzeamento – Suco que Promete um Belo Efeito

Com a chegada do verão, nada melhor do que se refrescar com sucos deliciosos e que podem acrescentar mais beleza à sua pele, tornando-a bronzeada para essa ocasião.
Veja as receitas:
Ingredientes:
– 3 cenouras médias, 1 florete de brócolis, meia beterraba e 400ml de água.
Modo de fazer – bata todos os ingredientes no liquidificador.

Ingredientes:
– 1 limão, 1/3 de abacaxi picado, meia fatia fina de mamão, 1 folha de hortelã, meia cenoura pequena, 450ml de água cubos de gelo, açúcar ou adoçante e folhas de ervas-cidreira a gosto.
Modo de fazer – bata o suco do limão com os outros ingredientes coe e sirva gelado.
Aproveite as dicas e deixe sua pele bem dourada nesse verão!

Brócolis – Bom para os Ossos


O vegetal brócolis contém bastante cálcio. E possui em sua composição magnésio, vitaminas A, C e K, e proteínas, excelente para a formação óssea.
Todas essas vantagens deixam bem claro porque somá-lo a dieta do dia-a-dia.
Mas não é só isso, saiba que além desses nutrientes, o brócolis ainda possui potássio, silênio e fibras, tornando a pele mais bonita, os músculos mais fortes e favorecendo uma melhor visão.
Essa verdura é realmente preciosa e necessária para a manutenção e complemento alimentar de primeira qualidade ! Use e abuse!

Alimentos Bons para Pele e Cabelo

Os alimentos são de extrema importância para a saúde geral do organismo. Sem eles, não é possível viver, sendo assim, uma boa dieta é capaz de tornar nosso corpo forte e saudável.
Mas, o nosso corpo é composto por várias partes e dentre elas estão a pele e os cabelos, que são essenciais a aparência física.
Assim é necessário manter tanto a pele quanto os cabelos bem cuidados, e para isso não basta a higienização, mas, também a melhora da saúde destes.
Abaixo constam os alimentos que devem ser consumidos:
- Amêndoas, iogurte natural, leite desnatado, nozes e queijo cottage, pois contêm vitamina B2, que auxiliam no crescimento normal das células.
- Feijão, lentilha, ovos, salmão e aveia, fundamental na formação dos tecidos (colágeno e elastina), sendo fonte de vitamina B6.
- Folhas verdes, tomate, frutas cítricas devem ser consumidos, pois possuem vitamina C, oxigenado a pele.
Para a pele ficar macia e hidratada inclua fígado, mexilhões, ostras, cereais integrais, nozes e chocolate, pois possuem o cobre, que proporciona esse efeito.
Pode acreditar que no decorrer do tempo sua pele e cabelo mostrarão resultados!

Vacina contra a gripe - Quem pode vacinar?


Para não correr o risco de ficar com gripe, uma ótima alternativa é vacinar-se, pois esta é muito eficaz. Quem pode vacinar-se?
A vacina contra a gripe é indicada para bebês a partir dos seis meses de idade.
Pessoas com mais de 60 anos.
Adolescentes a adultos que tenham doenças pulmonar crônica, cardiovascular, renal, hepática, hematológica, diabetes, imunossupressoras. Também, quem passou por internação para cuidar de problemas crônicos, ou grávidas que irão ter o bebê na próxima estação (outono).
Aqueles que também não desejam contrair e não espalhar a doença podem fazer o uso da vacina.
Antes, verifique o seu estado de saúde para maiores esclarecimentos!

Dicas Para Baixar o Nível do Colesterol

O colesterol auxilia na produção hormonal, mas, quando sua taxa aumenta demais, acaba causando riscos à saúde. Isto porque, as frações de gorduras ficam na circulação sanguínea, e no caso do LDL, que é o colesterol ruim também se acumula e começa a adere à parede interna das artérias o que ocasiona o entupimento das veias.
As causas podem ser os fatores genéticos ou hábitos. Veja as orientações de nutricionistas para diminuir os riscos:
- Consuma versões desnatadas de leite, iogurte.
- Consuma queijos brancos.
- Prefira carnes magras.
- Evite a manteiga, banha de porco e a gema de ovo.
- Remova as gorduras visíveis das carnes, e pele dos frangos.
- Controle a ingestão de bolachas recheadas.
- Substitua o óleo comum, pelos de azeite e canola.
- Não coma frituras. Coma muitas frutas.
- E pratique atividades físicas, pois ao utilizar suas reservas energéticas, diminui-se a gordura corporal baixando o índice de colesterol.
Viu como é possível!

A cebola!!!

A cebola é um dos condimentos mais utilizados na culinária, ou seja, nos mais diversos pratos, dando um sabor a mais.
Mas a importância da cebola não se resume a isso, pois está possui inúmeros nutrientes que são capazes de proteger o organismo.Por exemplo, em sua composição há o selênio, mineral que age contra o câncer.
A cebola apresenta vitaminas do complexo B, que atuam na formação de anticorpos, dando resistência ao corpo contra infecções e reduz os níveis de colesterol ruim.
Possui vitamina C, antioxidante, vitamina A, betacaroteno, que combate os radicais livres, aumenta a imunidade e estimula o metabolismo do organismo.
Além de tudo, ainda contém ferro, cálcio, fósforo, iodo, magnésio, zinco, potássio, sódio e flúor, minerais que equilibram os fluidos e leva oxigênio para a estrutura muscular, permitindo a regulação energética do corpo.
Com tantas propriedades benéficas não é possível ficar sem acrescentar esse ingrediente nas refeições!

CURIOSIDADES E UTILIDADES DO SAL EM DIVERSAS SITUAÇÕES


SALA DE ESTAR - CARPETES:
- As cores podem ser restauradas com o auxílio de um pano umedecido em uma solução, meio a meio, de sal e água. Quando usar novos tapetes de lã, lembre-se de que as traças não gostam de sal. O segredo é esfregar o chão com uma solução concentrada de sal e água quente antes de assentar ocarpete.
LAREIRAS:
- Outro segredo do sal, que possibilita às lareiras um funcionamento melhor e mais seguro: jogue um punhado de sal no chamuscar do fogo. Aprecie as bonitas labaredas amarelas enquanto o sal remove a fuligem acumulada e ajuda a evitar incêndios perigosos na chaminé. É um segredo que vale por dois!

PAREDES:
- Ficou algum buraco feio na parede de onde você tirou um quadro?Não se desespere, fazendo você mesmo a restauração. Misture quantidades iguais de sal e amido com água suficiente para fazer um pasta. Os buracos poderão ser facilmente restaurados com esta pasta, e ninguém descobrirá o seu segredo.

PEIXINHOS DOURADOS:
- Ocasionalmente dissolva uma colher de chá de sal em um litro de água fresca, à temperatura ambiente e coloque seus peixinhos dourados para nadar nesta solução por uns quinze minutos, devolvendo-os após essa operação, para o seu próprio aquário. Isto os manterá saudáveis.

SALA DE JANTAR MANCHAS NA MESA:
- Não é novidade que pratos e copos quentes, ou molhados, deixam manchas brancas nas mesas. Aqui está um segredo para removê-las: faça uma pasta rala de óleo de salada e sal em proporções mais ou menos iguais. Esfregue a pasta sobre a mancha e deixe em repouso por uma ou duas horas. Em seguida remova apasta, esfregando-a até sair. As manchas desaparecerão.

COMIDA NO CARPETE DA SALA DE JANTAR:
- Manchas de gordura nos carpetes podem ser removidas com uma solução de uma parte de sal para quatro partes de álcool. Esfregue sobre a mancha firmemente até esta desaparecer.

FLORES E VASOS:
- Aquele buquê preferido se conservará por mais tempo se você adicionar um pouco de sal à água da jarra ou do vaso. Um vaso fundo pode ser lavado despejando-se nele uma solução de sal e vinagre. Deixe-o em repouso com esta solução por algum tempo e depois dê uma sacudidela enxaguando-o com água pura. Flores artificiais podem ser arrumadas artisticamente colocando-as em um leito de sal umedecido. À medida que o sal seca, ele se solidificará, firmando as flores em definitivo no lugar.

COZINHA QUEIJOS:
- Mofos ou fungos se desenvolvem nos queijos, mesmo naqueles que não desejaríamos ver mofados. Para evitar o mofo, antes de colocar o queijo na geladeira, enrole-o em um pano umedecido em água salgada.

ÁGUA FERVENTE:
- Não, não vamos ensinar como ferver água. Mas o sal é condutor de calor. Assim, para esquentar mais rapidamente a comida, ponha-a num prato sobre uma panela com água, com um pouco de sal, e aqueça-a.

PROTEÇÃO CONTRA FORMIGAS:
- Não deixe as formigas fazerem um piquenique em sua casa. O sal as manterá afastadas do chão da cozinha e do balcão da pia. O segredo é borrifar sal ao longo dos rodapés, nos cantos dos cômodos e nos balcões dos armários.

GELADEIRAS:
- Sal e solução de bicarbonato de sódio limpam e perfumam o interior de sua geladeira, com a vantagem de não arranhar o esmalte como o fazem alguns produtos mais fortes de limpeza.

PRATOS DE OVOS:
- O sal torna melhor o sabor dos ovos e facilita, também, a limpeza da louça suja de ovo. Imediatamente após o café da manha, borrife sal nos pratos para então lavá-los quando você tiver tempo.

PANELAS ENGORDURADAS:
- Panelas de ferro engorduradas poderão ser facilmente lavadas se você puser um pouco de sal nelas e esfregá-las com um papel.

XÍCARAS:
- Uma esfregada rápida com sal de mesa removerá as mais resistentes manchas de chá em suas xícaras.

LIMPADOR DE FORNO:
- Você confiaria no sal e na canela? Não como um presente ao paladar, mas como um excelente restaurador do forno? Pois bem, o sal e a canela eliminam o cheiro de comida queimada. Borrife-os enquanto estiver quente. Quando seco, remova as manchas de sal com uma escova dura ou pano.

COMIDA QUEIMANDO?
- Jogue sal rapidamente sobre a comida ou sobre a gordura quando estiverem incendiando.Nunca use água. O sal extinguirá as chamas.

AROMATIZANTES" SALGADOS:
- Acredite se quiser, o sal pode perfumar as garrafas térmicas, moringas ou outros recipientes fechados.
- Vegetais de aroma forte serão suavizados se forem colocados por 2 ou 3 minutos em água fervente. Depois lave-os por 2ou 3 minutos em águas fervente e cozinhe-os com o tempero de sua preferência.
- As aves domésticas ficam mais saborosas se esfregadas com sal, por dentro e por fora, antes de serem colocadas para assar.
- Retire o amargo das cafeteiras enchendo-as com água e adicionando 4 colheres de sopa de sal. Depois enxugue-as em água corrente.
- Perfume o hálito, após comer cebolas, mordendo uma ou duas fatias de limão bem salgado.O cheiro desagradável de cebola, e eventuais manchas de frutas e legumes nas mãos, poderão ser retirados com sal.

SAL PARA GOURMETS:
- Revigore as saladas borrifando sal antes de servi-las. Se você colocou sal demais na sopa, recupere-a, colocando fatias de 1 ou 2 batatas para absorver o excesso. Depois é só retirar as batatas e usá-las para outra finalidade. Esfregue a grelha com um pequeno saco de pano cheio de sal para evitar que fique grudando e queimando. Use o mesmo artifício quando fritar peixe, borrifando antes a grelha com um pouco de sal.

LIMPANDO TUDO EM VOLTA:
- Para tirar o cheiro e evitar que o cano da pia da cozinha fique entupido pela gordura, use uma salmoura concentrada.
- Esfregue as tábuas de pão e de cortar, não pintadas, com um pano embebido em sal, depois de terem sido lavadas com sabão e água, elas parecerão mais novas.
- As vassouras novas se conservam mais,se mergulhadas em água salgada quente.
- E você pode dar vida nova às esponjas, colocando-as em água fria salgada, após serem usadas.

BANHEIRO: TRATAMENTO DE BELEZA:
- Muitas pessoas famosas usam sal com óleo de oliva, como estimulante facial. Misturados em forma de pasta, a fricção do sal e a lubrificação do óleo dão um novo tom à pele cansada, ou bronzeada em excesso.

BANHOS DE SAL:
- Para ajudar a relaxar a tensão, massageie a pele úmida com sal antes do banho. É claro, pés cansados sempre respondem bem a um banho quente de água e sal.

TRATAMENTO COM SAL:
- Um gargarejo com água e sal muitas vezes alivia irritações da garganta e da boca.
- E o seu dentista, provavelmente, irá lhe ensinar a usar partes iguais de sal e bicarbonato de sódio para limpar os dentes e conservar suas gengivas saudáveis.
- A mesma mistura perfuma o hálito também.
- Imite a natureza fabricando lágrimas: 1/2 colher de chá de sal em 1/2 litro de água é um bom colírio, que alivia tensões e descansa os olhos.

NA LAVANDERIA:
ELIMINADOR DE ESPUMA:
- É desagradável quando a máquina de lavar derrama espuma; então, mantenha o saleiro à mãos e borrife sal quando a espuma ameaçar transbordar.
REALÇANTE DE CORES:
- Antigamente, era comum as donas-de-casa lavarem chita com água e sal para fixar a cor. Hoje as cores dos tecidos já vêm fixadas, podendo os mesmo irem para a máquina de lavar sem problemas. Entretanto, o sal torna mais clara as cortinas laváveis e os tapetes de fibra.
OUTROS AUXÍLIOS PARA A LAVAGEM DE ROUPAS:
- Retire as manchas de suor das roupas, colocando-as de molho em água com sal antes de lavá-las : 4 colheres de sopa em 1 litro de água .
- Clareie os tecidos de algodão ou linho amarelecido, fervendo-os por 1 hora em solução de sal e bicarbonato de sódio.
- Outro segredo: em climas muitos frios, as roupas não irão congelar no varal, se você acrescentar um pouco de sal na última enxaguada.
- Tire as manchas de roupas, inclusive as manchas de sangue, colocando-as de molho em água fria com sal. Lave com água morna, depois coloque-as em água com sabão e ferva após a lavagem.
Precaução: Proceda assim somente com tecidos de algodão, linho ou outros que possam receber calor alto.

MÁGICA-MOFO:
- Quando as roupas ou os artigos de casa mofarem, molhe os locais manchados com uma mistura de suco de limão e sal, e depois estenda-os ao sol, no varal, para um descoramento natural. Complete o tratamento com uma lavagem completa e secagem.


QUINTAL - CUIDADOS COM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO:
- As pulgas gostam tão pouco de sal quanto os animais de estimação gostam das pulgas. Para afugentá-las, experimente borrifar sal no seu cão ou gato. De vez em quando uma boa borrifada na casa do cachorro ajuda a afastar as pulgas.
LIMPEZA DE BRONZE:
- Maçanetas e outras peças de bronze adquirem novo brilho quando esfregadas com uma pasta de sal, obtida misturando-se partes iguais de sal, farinha de trigo e vinagre. Deixe por 1 hora ou mais e depois limpe com um pano macio ou uma escova para dar o polimento final. Para peças de cobre, proceda da mesma maneira.
PARABRISA DE CARROS:
- Esfregue um pouco de sal umedecido na parte externa do pára-brisa de seu carro para evitar aderência do gelo, da neve ou geada.
PASSAGENS E CAMINHOS:
- No inverno, espalhe sal nas passagens e caminhos, para evitar o endurecimento do gelo e da neve. Para derreter o gelo e a neve, espalhe sal na calçada, na base de 270 gramas por metro quadrado. "Zombe" de seus vizinhos espalhando sal assim que a neve começar a cair; ao amanhecer, sua calçada será a única limpa nas redondezas , isto se não nevar mais do que 7,5 cm.

REMÉDIO: SORO CASEIRO:
- Para crianças que apresentam sintomas de vômitos e diarréias: adicionar 1 pitada de sal e 1 punhado de açúcar, ou então, 2 colheres de sopa de açúcare 1 colher de café de sal, a 1 litro de água filtrada fervida. Dar para a criança pequenas doses de 1/2 em 1/2 hora. O soro caseiro deve ter o gosto da lágrima.

REFERÊNCIAS: Indústria de Processos QuímicosR. Norris Shreve Joseph A. Brink Jr. Sodium ChlorideThe Production and Properties of Salt and BrineDale W. KaufmannRevista Superinteressante Nº 07.

O que os chás podem fazer por você

Ninguém duvida das virtudes medicinais dos chás, um conhecimento milenar. Nos anos 50, porém, por conta da evolução da indústria farmacêutica, o uso das plantas medicinais diminuiu muito, substituídas que foram pelos medicamentos sintéticos. Já na década de 80, o interesse pelos fitoterápicos voltou a crescer e, hoje, há investimentos para a pesquisa nesta área. Afinal, é inegável que as ervas podem curar de forma mais barata e muito eficaz.
Os chás potencializam os benefícios específicos de cada planta e ainda ajudam o metabolismo no processo de desintoxicação através das catequinas. Eles também estimulam a hidratação do organismo o que auxilia o funcionamento intestinal, a produção de enzimas digestivas, o equilíbrio hídrico de todas as células, diminuindo inclusive inchaços.
Contudo é necessário fazer bom uso deles:
O chá de pata de vaca, por exemplo, é recomendado para controle da glicemia em diabéticos, mas não é possível simplesmente trocar a insulina pelo chá sem orientação médica. O chá mate e o chá preto, por sua vez, podem impedir a absorção de ferro e cálcio porque contêm tanino.

Conheça algumas ervas de efeito comprovado, lembrando sempre de usá-las com sabedoria, especialmente se sofrer de alguma doença.

CHÁ DIURÉTICO:
Estimula o funcionamento dos rins, diminuindo inchaços (edemas) e, com isso, pode ajudar no controle da hipertensão arterial. Exemplos:
• Chapéu-de-couro.
• Rosa-mosqueta.
• Folha de abacate.
• Quebra-pedra.
• Cavalinha.

CHÁ LAXATIVO:
Auxilia no funcionamento intestinal. Exemplos:
• Folhas de sene.
• Jalapa.
• Funcho (ou carqueja).

CHÁ TRANQÜILIZANTE:
Age como indutor de sono e tranqüilizante. Exemplos:
• Folhas de melissa.
• Sementes de maracujá doce.
• Erva cidreira.
• Alfazema.

CHÁ ANTI-GRIPAL:
Auxilia no alívio de resfriados e descongestionante de vias aéreas respiratórias. Exemplos:
• Aquecer 1 litro de água até ferver, apagar o fogo e adicionar 6 colheres de sopa de mel e suco de 5 limões.
• Aquecer 1 litro de água até quase ferver, apagar o fogo e adicionar 3 colheres de sopa de folhas de menta e 8 cravos. Abafar durante 5 minutos e passar numa peneira.

CHÁ DIGESTIVO:
Elimina gases intestinais, harmoniza o estômago, alivia contrações dolorosas do estômago e do intestino.
Indicado em casos de dispepsia nervosa, enxaqueca de origem digestiva, dismenorréia, cólicas infantis, asma e espasmos brônquicos.
Faça uma infusão com as seguintes ervas:
• Semente de erva-doce.
• Cascas de laranja com canela.
• Camomila.
• Boldo.

CHÁ VERDE:
Também conhecido como Banchá, merece destaque já que a ciência vem comprovando suas propriedades terapêuticas e cosméticas.
É rico em flavonóides, substâncias anti-oxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular precoce.
A prevenção de câncer atribuída a esse chá é atribuída aos flavonóides e às catequinas, que tem a capacidade de bloquear as alterações celulares que originam os tumores.
Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardio-vasculares, já que os estudos associam o consumo diário deste chá a uma diminuição dos níveis sanguíneos de LDL, que é o colesterol ruim e à melhora das condições das artérias.
E os benefícios para a pele?
Estudos recentes descobriram que o chá, em creme, melhora o sistema de defesa das células contra os raios ultravioleta do tipo B e ao reduzir a inflamação causada por essa radiação, aumentaria a proteção contra o câncer de pele.
Além disso, a planta do chá verde (Camellia sinensis) é rica em tanino, que também possui propriedades anti-sépticas e adstringentes, podendo ser indicada para limpeza de peles oleosas.
Além de todas esses efeitos, o chá verde é considerado termogênico, ou seja, acelera o metabolismo ajudando a queimar a gordura corporal.

Maracujá - O segredo está na casca

Nenhuma outra fruta tem tanta pectina aproveitável na casca quanto o maracujá. Nas demais, a substância está concentrada na polpa, rica em açúcar e,
por isso, arriscada para o diabético.

Maracujá - O segredo está na casca
E ela vai para o lixo.
Que desperdício, já que poderia virar uma
farinha ótima para os diabéticos,
cheia de pectina, fibra poderosa contra os picos de glicose

Solange Miranda Junqueira Guertzenstein, do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, baseou sua tese de mestrado sobre glicemia na pesquisa.
"Depois de consumida, a pectina se transforma em um gel que não é absorvido no processo da digestão", explica.
"Assim, durante seu trajeto entre a boca e o intestino, ela carrega consigo não apenas a glicose, mas também o colesterol dos alimentos, até eliminá-los no bolo fecal."

Ou seja, o produto do maracujá beneficia também quem apresenta altas taxas dessa gordura arriscada para as artérias.
Segundo Solange, a farinha conta com 20% de pectina, o que também favorece a perda de peso.
"Essa espécie de gelatina faz volume dentro do estômago e dá saciedade", garante.
Ainda não existem estudos sobre eventuais respostas adversas da farinha de maracujá nos seres humanos, mas os especialistas não acreditam em contra- indicações.
Mesmo assim, convém prestar atenção nas reações do organismo.
"O consumo excessivo de fibras pode causar diarréia e, por tabela, perda de nutrientes", alerta Glaucia Pastore, presidente da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos.
É bom saber que o consumo diário máximo de fibras em geral é de 30 gramas, segundo recomendação da Food and Agriculture Organization (FAO), órgão das Nações Unidas para a alimentação. Para se ter uma idéia, uma colher de sopa da farinha contabiliza 3,5 gramas, ou seja, fica longe desse limite.
E importante: agora que a farinha começa a ganhar notoriedade, surgem ofertas de produtos fantásticos, veiculadas principalmente pela internet.
Seriam confiáveis? "Por enquanto não conheço nenhum que tenha sido aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária", responde Solange Miranda Junqueira Guertzenstein.
O aval da Anvisa é obrigatório para quem deseja um consumo seguro.
O químico Sabaa Srur ressalta ainda que esses produtos industrializados são feitos muitas vezes com a parte amarela da casca do maracujá, bem mais pobre em pectina.
Melhor, portanto, fazer a receita em casa. O único inconveniente é que ela rende muito pouco. "Apenas cerca de 7% da casca vira farinha", revela Sabaa.
Então, em caso de diabete na família, você vai precisar de ânimo para muitas fornadas mas nunca, em hipótese nenhuma, abandone o tratamento prescrito pelo médico.

ESSA TAL PECTINA
Ela é uma espécie de fibra solúvel que, junto com a celulose e a lignina, compõe a parede celular das plantas.
"Está em todas as frutas, mas a maçã, a pêra, a laranja, o limão e o pêssego são especialmente ricos nela", revela a farmacêutica bioquímica Maria Helene Canteri Schemin, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
O endocrinologista Fadlo Fraige Filho, presidente da Associação Nacional de Assistência ao Diabético, reconhece a ação da pectina no combate aos picos de insulina, mas ressalva: "Qualquer alimento rico em fibras pode produzir o mesmo efeito". A questão é que muitas das frutas cheias de pectina têm também muito açúcar.
Está aí uma vantagem da farinha de maracujá.