quarta-feira, 29 de abril de 2009

Gripe Suína

O que é a Gripe Suína?
É uma infecção respiratória aguda altamente contagiosa que ataca normalmente os suínos. Ela atinge porcos e é causada pelo vírus influenza tipo A, que tem muitas variantes. As mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3 N2. Surtos da doença são comuns, mas dificilmente matam os animais. A maior incidência é no outono e no inverno, mas há registro todo o ano.
Por que se tem tanto medo deste vírus?
A maioria das vítimas fatais era de adultos jovens, que normalmente não morrem de gripe, porque tem o sistema de defesa mais forte. A Gripe Espanhola, que matou cerca de 40 milhões de pessoas em 1918 e 1919, também foi causada por uma variante de H1N1, que atacava jovens adultos. Até hoje não se sabe bem por que os jovens eram mais vulneráveis à Gripe Espanhola.

Como o vírus é transmitido aos homem?
De uma pessoa para outra, mas não se sabe com que facilidade.
Geralmente humanos não contraem esse tipo de gripe, mas em 2008 foram identificados casos em indivíduos que tiveram contato próximo com suinos. É raro o contágio de pessoa para pessoa.
A gripe pode ser transmitida por meio de gotículas em tosses e espirros. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, trata-se de uma forma conhecida de uma variedade de H1N1. O vírus é uma combinação das cepas dos vírus da gripe aviária , suína e humana.
Na gripe comum, as pessoas transmitem a doença antes de se sentirem mal e depois de terem melhorado. O tempo de incubação da gripe comum é de 24 à 48 horas. A transmissão normalmente acontece via saliva ou muco, quando um infectado tosse ou espirra perto de outra pessoa. Em geral, as partículas virais podem se espalhar por até um metro. Os vírus também podem viver por dias ou até semanas em superfícies limpas.

É seguro comer carnes e derivados de suínos?
Segundo a OMS, pode-se comer produtos suínos se eles forem preparados com cuidado ou industrializados. O vírus da gripe suína é eliminado quando se cozinha a mais de 70 graus Celsius.

Quais são os principais sintomas?
- Espirros.
- Febre alta, acima de 38 graus Celsius.
- Tosse.
- Dificuldades respiratórias.
- Fortes dores musculares.
- Dores de cabeça.
- Falta de apetite.
- Às vezes diarréia e vômitos.
A intensidade dos sintomas tem sido maior do que a de gripes comuns.

Como a gripe mata?
A gripe pode matar diretamente, causando pneumonia ou atingir órgãos como o fígado. Ela também pode tornar as pessoas mais vulneráveis a infecções bacterianas letais.

Existe vacina específica??
Não. E o desenvolvimento de uma vacina pode levar cerca de cinco meses.
Não se sabem se a vacina preparada para a gripe humana protege contra a gripe suína; provavelmente não. No entanto, as vacinas contra a gripe comum são importantes, porque reforçam as defesas do organismo. Os EUA já desenvolveram uma espécie de vírus modelo para esta epidemia. Devido aos temores da gripe aviária, a tecnologia de desenvolvimento de vacinas avançou nos últimos anos.

Recomendações da ANVISA:
Aos viajantes que se destinam às áreas afetadas a ANVISA recomenda:
- Usar máscaras cirúrgicas descartáveis, de preferência a tipo "bico de pato", utilizada em pacientes com Tuberculose.
- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço.
- Evitar locais de aglomeração de pessoas.
- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.
- Em caso de suspeita, procurar um médico.
- Evitar contato com pessoas que tenham ido aos países onde a incidência da doença é grande.

Qual o melhor tratamento?
O vírus da gripe suína parece responder ao tratamento com os antivirais Oseltamivir (Tamiflu) e Zanamivir (Relenza), dados logo após o surgimento dos sintomas. Os vírus H1N1 tem respondido ao Tamiflu, mas como eles sofrem mutações muito depressa, podem adquirir resistência.

Qual é o risco de ocorrer uma pandemia?
Desde que foram identificados surtos no México e nos Estados Unidos, especialistas dizem que há risco de uma pandemia. Eles estão preocupados porque o vírus da gripe suína pode se transformar numa cepa de fácil contágio entre os humanos. E quanto maior sua circulação, mais chances de pandemia.

Telefone para informações:
O Ministério da Saúde divulgou um telefone para informações: 0800-611997.
Os atendentes do Disque-Saúde foram treinados para tirar diferentes dúvidas da população sobre a gripe suína.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Identificação do AVC - Salve uma vida!!!


STROKE: (trombose) Lembra-te das primeiras 3 letras... S.T.R. ou A.V.C

Apenas leva 1 minuto a ler isto...

O neurologista diz que se ele conseguir chegar até uma vitima de stroke (TROMBOSE) dentro de 3 horas, ele pode reverter totalmente os efeitos do stroke... totalmente.
Ele diz que o truque está em reconhecer os sinais de Stroke (TROMBOSE), diagnosticar, e obter assistência médica no prazo de 3 horas, o que não é fácil.

RECONHECER UM STROKE (TROMBOSE):
Memorizar os "3" passos, STR.

Leia e aprenda !
Às vezes os sintomas do stroke (trombose) são difíceis de identificar. Infelizmente, a falta de atenção significa desastre. A vítima de stroke pode sofrer danos mentais muito graves quando as pessoas mais próximas falham em reconhecer os sintomas de um stroke.
Agora os médicos dizem que pessoa pode reconhecer um stroke formulando 3 perguntas simples:
- S * Pede ao indivíduo para Sorrir.
- T * Pede ele (a) dizer (Talk) uma frase simples e coerente (ex: Está um dia lindo)
- R * Pede para que levante (Raise) os dois braços.
Se ele (a) tiver problemas para fazer alguma destas três coisas, chame o SERVIÇO MÉDICO imediatamente e descreva os sintomas a quem atender.
NOTA: Outro sinal de stroke é este: Peça à pessoa para por a língua para fora... Se a língua estiver torta ou for para um lado ou para outro, isso é indicação de stroke (trombose).


Cobb County..Expect The Best: http://www.cobbcounty.org/

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Auto-exame de Câncer de Mama

Fique em pé, diante do espelho, com os braços levantados, e verifique a uniformidade da pele, certificando-se da ausência de inchaço, mudanças na coloração, calombos ou qualquer outra alteração.
2 - Toque-se:
Diante do espelho, com o braço atrás da cabeça, toque, com as pontas dos dedos, o seio, as axilas e os mamilos. Verifique a ocorrência de dor em algum local, de nódulos, de caroços ou de líquidos que saiam dos mamilos. Se houver qualquer alteração, o médico deve ser procurado.
3 - Toque-se:
Deitada em sua cama, com o braço atrás da cabeça, toque os seios, as axilas e os mamilos com as pontas dos dedos, repetindo o exame feito diante do espelho.

4 - Oriente-se:
Os seios devem ser examinados em todas as direções. Veja as orientações ao lado.