terça-feira, 22 de dezembro de 2009

E Deus criou o café...


Café combate câncer, cirrose, glaucoma e outras enfermidades, dizem pesquisas científicas, e ainda não tem os malefícios dos refrigerantes (coca-cola e outros), e combate radicais livres.

A dose certa ingerida por dia diminui produção de substâncias causadoras de doenças hepáticas.

Uma xícara de café por dia contribui para proteger o fígado contra doenças graves como cirrose e o câncer, especialmente quando a causa delas é o consumo excessivo de álcool, segundo um estudo do instituto italiano Mario Negri.
Segundo os pesquisadores, a cafeína apresenta propriedades benéficas se for consumida em doses adequadas, pois, inibe a ação das enzimas gama-glutamil transpeptidase (GGT), também chamada de transferase e alanina transaminase (ALT), que é um dos indicadores da cirrose, que desencadeia tais doenças.
Foram analisadas 100 pessoas durante dois meses. Através dos dados coletados, foi possível comprovar que aqueles que bebiam quatro ou mais xícaras de café por dia tiveram um risco de cirrose cinco vezes menor que aqueles que não tomaram a bebida com a mesma frequência, ou seja, o risco de morte por cirrose reduz em 30% nos pacientes que consomem muito café. O mesmo acontece com o hepatocarcinoma, a forma mais frequente de câncer de fígado.

Os cientistas acreditam que tais resultados podem levar à descoberta de moléculas protetoras contidas no café, moléculas essas antioxidantes, mas lembram que o excesso delas também pode causar problemas como taquicardia e insônia.Outros estudos confirmam que o café é rico em fibras e benéfico para a flora intestinal conforme dados do Instituto de Bioquímica da Universidade de Hamburgo, Alemanha.

Dados de que o café é rico em antioxidantes aumentam a cada dia conforme a Escola de Ciência de Alimentos da Universidade de Reading, Inglaterra e a Escola de Farmácia da Universidade de Navarra, Espanha.

O café também é benéfico para o glaucoma segundo a Clínica de Olhos da Universidade da Basiléia, Suíça, para os rins conforme o Departmento de Medicina da Universidade de Messina, Itália e para o blefarospasmo (tremor das pálpebras) segundo a Universidade de Bari, Itália.
O café não apenas é seguro para gestantes segundo o Departamento de Saúde do Estado de Nova Iorque e o Instituto Linus Pauling da Universidade de Oregon, EUA, mas indicado para a diabetes gestacional segundo a Universidade de Washington, EUA.

Enquanto que os refrigerantes prejudicam os dentes, coração, pulmão e aparelho digestório, o café não tem este problema segundo a Universidade de Louisiana, EUA.
E tem mais: o café e benéfico para a gota segundo o Centro de Pesquisas da Universidade de British Columbia, Vancouver, Canadá e a cada mês aumentam os dados confirmando que o café previne a doença de Parkinson segundo o Instituto Nacional de Saúde de Helsinki, Finlândia além de prevenir o câncer de mama conforme a Universidade de Toronto, Canadá, o câncer de cólon segundo a Universidade de Ferrara, Itália e a diabetes do adulto segundo a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, EUA, além de melhorar a memória e prevenir a doença de Alzheimer, conforme médicos do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade e Córdoba na Espanha.

E o futuro promete mais novidades....e pensar que tudo começou no Brasil com pesquisadores da UFRJ ( Prof. Luis Trugo e Prof. Darcy Lima) onde sobra coragem para fazer pesquisas de coisas bem brasileiras...como o café.

Mulheres que tomam café protegem-se contra o câncer de útero.

Três xícaras diárias da bebida diminuem os riscos em até 60%

Um novo estudo realizado pelo Ministério de Saúde do Japão sugere que mulheres que consomem café diariamente possuem chances menores de desenvolver câncer de útero.
A realização do estudo foram analisadas durante mais de 15 anos, 54 mil mulheres, com idades de 40 e 69 anos. Desse total de 54 mil mulheres, 117 apresentaram a doença. Os pesquisadores então separam dois grupos, de acordo com a quantidade ingerida de café.
O resultado foi surpreendente até mesmo para os pesquisadores que descobriram que as mulheres que consumiam mais de três xícaras de café por dia apresentavam 60% menos de chances de desenvolver a doença, ao contrário das mulheres que tomavam café menos de 2 vezes por semana.
A nutricionista e membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, Daniela Jobst explica que isso pode acontecer diante da formulação do café. O café pode baixar os níveis de insulina o que possivelmente reduz o risco de desenvolver câncer do útero".


Prof. Dr. Darcy Roberto Lima, M.D, Ph.D. Médico pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, RGS
Mestre e Doutor (Ph.D.) em Medicina, Faculdade de Medicina do Royal Hospital of St. Bartholomew, Universidade de Londres, Inglaterra Pós-Doutorado em História da Medicina, British Medical Association, Londres, Inglaterra Professor de Farmacologia Clínica e História da Medicina, INDC, UFRJ

Leites de Linhaça



Com sua textura cremosa, sabor levemente doce e adstringente, o leite e vitaminas preparadas a partir da semente de linhaça será muito saboroso, nutritivo e curador.

As receitas aqui apresentadas são meras sugestões que podem ser usadas no prepara de mamadeiras, lanche da tarde ou aquele leitinho antes de deitar.

No caso das mamadeiras, a escolha das frutas e outros saborizantes precisará estar adequado ao gosto e idade da criança.
No caso de ser consumido como um lanche vespertino, tal vitamina cumprirá inúmeras funções como reduzir compulsão, tratar constipação, equilibrar hormônios e mente etc.
No caso da vitamina noturna, pode substituir o jantar ou então ser o que faltava para um sono de qualidade, já que os leites de sementes ajudam na liberação da serotonina, neurotransmissor importante para um sono reparador. E, com seu valor protéico, irá ajudar no rejuvenescimento de unhas, cabelos, pele, músculos, tendões e ossos.
Haja saúde plena!!!

Leite de Linhaça
1) Hidratação ou pré-germinação: coloque 2 colheres de sopa (adulto) de semente de linhaça crua e íntegra ou 1 colher de sobremesa (crianças até 12 anos) sobre uma peneira e lave de possíveis impurezas. Passe para um recipiente de vidro e deixe de molho por 8 horas em 10 colheres de sopa de água filtrada ou de coco verde (metade no caso de crianças).
2) Preparo do leite: coloque no liquidificador. Acrescente 1 xícara (chá) de água filtrada ou de coco verde. Bata bem até que esteja bem triturada e se obtenha bom rendimento de leite. Coe na panela furada número 1 para ficar aquela textura cremosa e macia de um leite.
O que passa no coador é o leite que poderá ser tomado com um chá de ervas, chocolate sem açúcar ou puro. Confesso que esta não é a forma mais saborosa, mas existem muitos gostos. A outra opção é o preparo das vitaminas e mamadeiras (de crianças e adultos) conforme sugestões a seguir.
O que fica sobre o coador são as fibras da linhaça com traços da sua polpa e mucilagens. Em geral guardo no freezer e junto as fibras de 1 semana para fazer cookies de linhaça.

As Vitaminas e Mamadeiras
Obtido o leite volte para o liquidificador para preparar as vitaminas com frutas e outros saborizantes. Saiba mais sobre saborizantes em Leites de Sementes - Parte II
Bem, bata tudo no liquidificador até ficar bem cremoso e sirva imediatamente.
Um néctar dos deuses ...

As sugestões
De Morango (orgânico): 1 xícara (chá) de morangos + 1 banana nanica.
De Mamão: 1 xícara (chá) de mamão formosa picado + 1 colher sobremesa de uva passa. Opcional: gotas de baunilha.
De Banana: 1 banana nanica (caturra) grande em rodelas + 1 rodela de gengibre. Opcional: canela em pó a gosto.
De Goiaba: 1 goiaba vermelha grande picada + 1-2 ameixas preta seca.
De Manga: 1 manga picada + folhas de hortelã ou erva-doce (pode ser a semente seca também).
De Maçã: 2 maçãs (sem casca e sementes) picadas + 2 colheres (sopa) de abacate + gotas de limão.
De Fruta-de-Conde (Pinha): 1 xícara (chá) de pinha sem as sementes + gotas de limão.
De Coco verde: 1/2 xícara (chá) de polpa de coco verde (ideal com 0,5 cm de espessura) + 1 xícara (chá) da água do coco verde - 1 colher (sopa) da semente de linhaça hidratada (ver preparo acima) - suco de 1/2 limão.

Enfim, use e abuse das frutas da estação, pois estarão mais doces, carnudas e baratas.
Por: Conceição Trucom