quarta-feira, 23 de março de 2011

Alimentos Probióticos e Prebióticos:


Não deixe que um sistema imunológico fraco estrague seu lazer e diversão
Alimentos probióticos e prebióticos são aliados na defesa do corpo. Saiba a diferença entre eles.
Você está se preparando para aquela tão sonhada viagem que vem sendo programada há meses, com os amigos. Eles já separaram as máquinas fotográficas, as malas estão quase prontas, a conversa de todo mundo gira em torno somente do grande dia. Um tempinho antes, porém, você fica de doente. E a participação no que poderia ser um inesquecível capítulo da história de sua vida se torna comprometida.
A gente não tem como prever quando o corpo estará enfraquecido e se deixará dominar por um vírus, por exemplo. Mas as pessoas podem se prevenir, garantindo recursos ao sistema imunológico do organismo. O intestino é um importante responsável pelas defesas do corpo. Quando ocorre um desequilíbrio no órgão, a imunidade cai. A desordem na flora intestinal, alimentos pobres em fibras vegetais e uma baixa ingestão de água também para a prisão de ventre.

Conheça algumas dicas para fortalecer o intestino e as defesas do organismo:

- Probióticos: alimentos ou suplementos microbianos que afetam diretamente o trato gastrointestinal, promovendo o restabelecimento da flora intestinal. Dentro do grupo de probióticos, os lactobacilllus são importantes para o nosso sistema digestivo e imunológico. Milhares de microorganismos vivos agem em nossa flora intestinal e são responsáveis pela absorção dos nutrientes da alimentação. Eles melhoram a integridade da parede intestinal e assimilam nutrientes, como o cálcio e o ferro. Leite e derivados podem conter lactobacillus vivos. É importante verificar no rótulo ou na embalagem.

- Consumo de prebióticos: ingrediente alimentar não digerido que estimula o crescimento e a atividade das bactérias benéficas do intestino. Estes alimentos não são absorvidos na parte superior do aparelho gastrointestinal, assim eles entram no cólon para fornecer o alimento para as bactérias residentes benéficas. Entre seus benefícios, aumenta a absorção de cálcio, magnésio e ferro, reduz a formação de cálculos biliares, diminui a concentração de triglicerídeos e colesterol, oferece proteção contra as cáries, além de ação antiinflamatória. Os frutooligosacarídeos (FOS) e Inulina são os dois prebióticos que são encontrados na chicória, escarola, alho, banana, tomate, cebola, trigo, cevada, centeio, aspargo, alcachofra, alho-poró, cenoura crua, tomate e cebola.

- Fibras Insolúveis: Esse tipo de fibra também promove o equilíbrio da função intestinal, aumenta o bolo fecal e estimula o peristaltismo. São elas: Lignina, presente em vegetais maduros, trigo, frutas e sementes, como o morango, e na semente da linhaça, onde estudos demonstraram atividade fitoestrogênica, podendo imitar o estrogênio, hormônio basicamente feminino, em seus receptores. Celulose, encontrada no brócolis, cenoura, aipo, farinha de trigo integral, farelo.

Nenhum comentário: