segunda-feira, 28 de março de 2011

Colesterol: Alimentos que combatem a doença.


Só de escutar a palavra “colesterol”, muitas pessoas já sentem até um arrepio. O que muitos não sabem é que esta substância é fundamental para o organismo e faz parte da estrutura celular, da síntese hormonal e do revestimento dos neurônios. Porém, existem dois tipos de colesterol: o bom e o ruim.
O HDL, que faz bem à saúde, circula facilmente pela corrente sanguínea eliminando o excesso de gordura dos tecidos. O LDL ou colesterol ruim já faz a operação inversa, ou seja, leva a gordura produzida no fígado para os tecidos. Em grande quantidade, este colesterol fica acumulado na parede das artérias e causa complicações que comprometem o fluxo do sangue.
Uma boa saída para este problema é apostar em uma alimentação saudável e na prática de exercícios físicos. Veja o que você precisa incluir no cardápio:

Oleaginosas:
São alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas, capazes de promover uma faxina nas artérias e prevenir doenças como o infarto e o derrame.
- Castanhas, nozes e amêndoas.

Aveia:
Rica em fibras solúveis, mais especificamente em betaglucanas, atua na retenção do colesterol pelo intestino, impedindo-o de ir para a corrente sanguínea.
- Consuma-a crua sobre saladas, vitaminas e iogurtes.

Linhaça:
Por conter grande quantidade de ômega 3, auxilia no combate ao colesterol ruim (LDL) e no aumento do colesterol bom (HDL).
- Misture-a nos sucos e tome no café da manhã.

Azeite:
Este é um dos alimentos que fazem parte daquele grupo conhecido como “funcional”. Assim como as oleaginosas, é rico em gorduras monoinsaturadas. Além disso, contém fitoesteróis capazes de baixar o nível de LDL no sangue.
- Use-o apenas para temperar saladas ou em receitas em que não precise ser aquecido

Nenhum comentário: