quinta-feira, 31 de março de 2011

Comer maçã faz bem à saúde!


A cada dia nos surpreendemos mais com o avanço da ciência. Porém, muito mais do que criar substâncias que parecem fazer verdadeiros milagres a nossa saúde, ela é responsável por descobrir os benefícios que a natureza nos oferece. A bola da vez é a velha e conhecida maçã.

Essa fruta, que já faz parte da nossa rotina e está presente nas compras da maioria dos brasileiros, é rica em quercetina. Essa substância, dentre outras funções, ajuda no combate aos radicais livres, moléculas que prejudicam o funcionamento do organismo e aceleram o envelhecimento das células.

Esse é o resultado de um estudo realizado pela INBRAVISA - Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilância Sanitária. A recomendação é que se consuma, pelo menos, uma maçã ao dia para que o organismo tenha os benefícios desta substância. É claro que existem outros alimentos que possuem a quercetina, mas a maçã, por ser uma fruta relativamente barata a acessível à maioria das pessoas acaba se transformando na melhor fonte da substância.

USO MEDICINAL DA MAÇÃ:
-A maçã se destaca pelo seu alto valor em vitaminas do complexo B, C e E, potássio e fibras.
-Excelente para o sistema digestivo e imunológico.
-Elimina as toxinas e dissolve o ácido úrico, reduz o colesterol.
-Previne o câncer digestivo, evita alergias, é ótima para dissolver cálculos dos rins e da vesícula.
-Desinfetante bucal, elimina o mau hálito.
-Na limpeza do trato vocal, são indicados a maçã, que por sua propriedade
adstringente auxilia a limpeza da boca e da faringe, favorecendo uma voz com melhor ressonância.
-A maçã tem ação benéfica e protetora em toda a mucosa digestiva. É capaz de vencer todos os desarranjos do aparelho digestivo, desde a diarréia infantil do recém-nascido até certas anormalidades rebeldes do intestino adulto.
-Ótima para prisão de ventre.
-Boa no tratamento para herpes e eczema.
-Excelente agente para prevenir o manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis através da ingestão de uma maçã/dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada em sua casca, a qual entra no metabolismo do colesterol.
-Combate o artritismo, gota, reumatismo, dor ciática.
-Calmante por natureza proporciona sono relaxante.
-Atua também no combate a doenças crônicas de pele, na sífilis.
-Auxilia na obesidade promovendo a saciedade.
-Depurativo do sangue, em virtude de conter em seu conteúdo o ácido málico, que elimina detritos provenientes do metabolismo.
-Impede a formação de cálculos.
-Age em distúrbios intestinais, colite.
-Atua como tônico cardíaco, prevenindo o infarto do miocárdio.
-Previne infecções da garganta.
-Fortalece o cérebro,pois contém ácido fosfórico numa forma facilmente digerível. -Fortalece os ossos, facilita o funcionamento do fígado e é indicado ainda na tuberculose, bronquite e asma.
-Purifica o organismo como um todo, desinfeta e cura sem prejudicar.
Como pudemos constatar a maçã é uma fruta de primeira grandeza, que não pode faltar na alimentação de nenhuma pessoa que queira viver de forma saudável.
-Pode prevenir o derrame. Melhora a respiração.
-Retarda o envelhecimento.

Nenhum comentário: