terça-feira, 29 de março de 2011

Comer nozes ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue.


A gente sempre está escutando falar que isso ou aquilo ajuda a combater um dos maiores vilões da nossa saúde: O colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim. Porém, para a felicidade daqueles que já lutam contra este mal, uma pesquisa norte-americana comprovou que comer nozes pode ser uma saída para o problema.

O estudo, liderado por Joan Sebate, da Universidade de Loma Linda, na Califórnia, comparou indivíduos que não comiam nozes com outros que ingeriam o mesmo fruto seco. Durante a investigação foram analisados 25 testes realizados em sete países, envolvendo homens e mulheres entre os 19 e os 86 anos, com níveis altos ou normais de colesterol.

A conclusão foi clara: as pessoas que comeram 67 gramas de nozes por dia registraram uma queda de 5,1 por cento da concentração total de colesterol e uma diminuição de 7,4 por cento na lipoproteína LDL-C, o colesterol de baixa densidade, conhecido como mau colesterol.

Algumas pessoas que também sofriam com alteração na taxa de triglicerídeos e participaram da pesquisa obtiveram resultados surpreendentes. Ao consumir a mesma quantidade de nozes daqueles que lutavam contra o colesterol alto, registraram uma queda de 10,2 por cento nos níveis de lípidos no sangue.

Vantagens e desvantagens:

Este delicioso fruto seco é uma excelente fonte de n-3, um ácido gordo que o organismo não sintetiza. Os potenciais benefícios deste nutrimento para a saúde vão desde protecção cardiovascular, por favorecer o perfil lipídico em indivíduos com hipercolesterolemia; promoção da função cognitiva; efeito anti-inflamatório, evitando a formação da placa de ateroma.

As células cerebrais e nervosas são compostas essencialmente por gordura, desempenhando o n-3, também neste caso, um papel fundamental nestas estruturas.

Um antioxidante particular da noz é o ácido elágico, que favorece o sistema imunitário e previne o cancro, devido a várias propriedades anticarcinogénicas que contém que bloqueiam as vias metabólicas indutoras desta patologia. Este ácido não ajuda apenas a proteger as células saudáveis dos danos causados pelos radicais livres, mas também ajuda a desintoxicá-las de substâncias potencialmente carcinogénicas.

As nozes contêm ainda teores expressivos de L-arginina, um aminoácido essencial, especialmente importante na hipertensão arterial. Endogenamente, nos vasos sanguíneos, a L-arginina é convertida em óxido nítrico - composto vasodilatador que ajuda a manter a integridade dos vasos sanguíneos. Assim, este aminoácido torna-se particularmente importante nesta patologia uma vez que estes indivíduos apresentam, geralmente, os níveis de óxido nítrico abaixo do normal.

A ingestão de nozes também diminui os teores plasmáticos de E-selectina, molécula que favorece o processo de adesão celular promovendo a formação de placas de ateroma.

O teor considerável em vitamina B6, promove o bom funcionamento do cérebro e a produção de glóbulos vermelhos.

As nozes são uma boa fonte de manganês e cobre, dois minerais fundamentais, que são co-factores de inúmeras enzimas envolvidas no processo de antioxidação celular.

Devemos salientar que as nozes apresentam um valor energético muito elevado, por esta razão, a sua ingestão deve ser moderada.

O potencial alérgico da noz é pouco acentuado, no entanto, indivíduos susceptíveis devem evitar a sua ingestão.

Nenhum comentário: