quarta-feira, 23 de março de 2011

Dicas para acelar o metabolismo:


Por uma característica genética, as mulheres têm o metabolismo mais lento que os homens, ou seja, o organismo feminino trabalha mais devagar para transformar as calorias ingeridas em energia. A velocidade com que as calorias são gastas tem papel fundamental, pois pode tornar o emagrecimento mais lento e dificultar a perda de gorduras acumuladas. Embora seja determinada geneticamente, é possível acelerar o metabolismo com algumas atitudes que ajudam a perder alguns quilinhos e ainda dão maior disposição.
Muitas pessoas comentam que têm um metabolismo muito lento e por isso não conseguem emagrecer. Por mais que façam variados tipos de dieta da moda, não conseguem emagrecer, pois não conhecem o funcionamento do metabolismo humano.
O que a maioria das pessoas desconhece é que podemos acelerar o metabolismo, o que é fundamental para perder a gordura acumulada. Antes de entendermos as maneiras de acelerar o metabolismo, aprenda alguns princípios básicos.

O que é Metabolismo?
Existem muitas abordagens científicas para explicar isso. Porém a melhor abordagem é aquela acessível ao maior número de pessoas possível, que podem entender essa definição a partir de uma linguagem clara e objetiva: metabolismo é a taxa com que o seu corpo queima calorias para se manter vivo.
O seu corpo queima calorias 24hs por dia, todos os dias, não importando se você malha ou não. Lembre-se que o seu corpo precisa de energia o tempo todo, mesmo quando você está dormindo e é por isso que deixar de fazer refeições é com certeza a pior coisa que você pode fazer se o seu objetivo é perder peso através da queima de gorduras.

O que afeta o metabolismo?
Muitas pessoas acham que fatores como níveis de atividade física, tireóide e idade têm grande impacto no seu metabolismo. Esses fatores realmente afetam o seu metabolismo, mas não tanto assim.
O que mais afeta o metabolismo é o tecido muscular. Quanto mais músculos você tiver, mais calorias você vai queimar, independente do do seu nível de atividade, da sua idade, etc. Os músculos são tecidos vivos e estão lá para trabalhar para você, queimando calorias 24hs por dia - todos os dias.

Aqui estão 8 fatores que afetam o metabolismo, em ordem de importância:

1. Tecido muscular: São fundamentais por causa de todos os fatores citados acima.

2. Frequência das refeições: Quanto mais tempo você dá entre as refeições, mais o seu metabolismo diminui para conservar energia.

3. Nível de atividade: É importante, mas não faz nenhuma diferença se você não compatibiliza a sua alimentação com o seu gasto calórico.

4. Escolha dos alimentos: Por exemplo, as dietas baixas demais em gordura tendem a resultar em baixa produção hormonal o que leva à diminuição do metabolismo.

5. Hidratação: Mais de 70% das funções do corpo acontecem na presença de água. A falta de água faz com que o seu metabolismo pise no freio.

6. Genética: Algumas pessoas têm um metabolismo naturalmente mais acelerado do que outras. Você não pode mudar a genética, mas podeestimular a aceleração do seu metabolismo.

7. Produção e função dos hormônios: É muito pouco provável que você tenha uma tireóide "preguiçosa". Antes de culpá-la, primeiro estabilize o nível de açúcar no sangue (taxa de glicose) e comece progressivamente a praticar exercícios 2-3 vezes por semana.

8. Estresse: O estresse também pode diminuir o seu metabolismo por colocar o seu organismo em estado de tensão. Além disso, muitas pessoas tendem a comer mais quando estão estressadas.

Porque o metabolismo diminui?
Pesquisas indicam que o metabolismo não diminui significativamente de acordo com a idade e sim de acordo com a falta de músculos. E você não perde músculos de uma hora para outra só por ficar mais velho, e sim por causa da falta de uma atividade física que cause um estresse positivo nos músculos fazendo com que eles se mantenham ou se desenvolvam.

Essas são as 2 maiores causas que fazem com que o seu metabolismo diminua:

1. Perda de tecido muscular.
2. Diminuição do nível de atividade à medida que se fica mais velho.

Você pode perder tecido muscular devido à falta de atividade física específica para esse fim (musculação) ou por não fazer uma alimentação adequada e disciplinada. Quando você pula refeições ficando muito tempo sem comer, o seu corpo vai obter a energia que precisa consumindo o seu próprio tecido muscular (catabolismo).

Como acelerar seu seu metabolismo e dar mais eficácia e rapidez na sua dieta:
Sabe-se que a mulher geneticamente tem o metabolismo mais lento que os homens. Por isso o emagrecimento se torna mais lento, a perda de gorduras acumuladas mais difíceis. Mas existem algumas dicas que encontramos para poder ajudar na aceleração do metabolismo, isso somado a uma boa dieta ajudará no emagrecimento, diminuição de gorduras acumuladas e ainda no bom funcionamento de seu organismo, sem contar na eficácia e rapidez de sua dieta.

• Incluir alimentos em seu dia a dia que ajudam no bom funcionamento da tireóide, glândula responsável pela produção de hormônios que regulam o metabolismo, que por sua vez é responsável pela queima de calorias do organismo, seria um bom começo. Principalmente para pessoas que tem hipo ou hipertireoidismo Os alimentos seriam:

Fonte de magnésio: Alfafa, Amêndoas, Maçãs, Pêssegos, Abacate, Castanha do Pará, Arroz integral, Salsão, Figo, Peixe, Salsa e Uvas!

Fonte de cálcio: Brócolis, Couve flor, Couve manteiga, Semente de gergelim, Lentilha, Semente de girassol,

Fonte de potássio: Damasco, Banana, Cenoura, Salsa, Ervilhas, Salmão, Sardinha, Espinafre, Cereais integrais

• Não siga a mesma dieta por muito tempo, de acordo com muitos nutricionista, seguir a mesma dieta faz o corpo se acostumar com uma quantidade de calorias, e nutrientes ,assim se acomodando, freiando o metabolismo e o emagrecimento, tente variar de dietas.
• Beba bastante água ela ajuda o sangue levar oxigênio para os músculos, ajudando na queima de calorias.
• O limão-galego na água ajuda a manter a aceleração do metabolismo.
• Ficar muitas horas sem comer freia completamente o metabolismo , então não deixe de comer, faça intervalos de no mínimo 4 horas.
• As refeições só de saladas tem poucas calorias, mas freiam seu metabolismo, tente combiná-las com alimentos integrais, proteína magra e gordura boa.
• Coma frutas secas com saladas, no iogurte ou na aveia. Têm uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais, carboidrato do bem, que aceleram o metabolismo além de potentes antioxidantes.
• Nos lanches, dê preferência a frutas secas, um punhado de amendoim, uma barra de cereais ou um iogurte desnatado.
• Para controlar a fome, tome um prato de sopa de legumes uma hora ou duas antes do jantar.
• A combinação de alimentos picantes com amargos podem tonificar o baço órgão responsável pelo metabolismo energético, dizem os orientais.
• Para o lanchinho da manhã e da tarde, dê preferências as frutas ácidas, como laranja, limão, tangerina e abacaxi são diuréticas e diminui a retenção de líquidos.
• Só coma doces nas sobremesas uma vez ao dia, pois se tiver elevação da insulina sentirá muita fome.
• Evite cereais de milho e arroz dê preferência aos ricos em fibras, grãos integrais e aveia.
• Quando for comer, comece pelas saladas, eles te darão a sensação de satisfeita e comerá menos dos outros alimentos.
• Os melhores alimentos que ajudam ao metabolismo: pimenta-vermelha, gengibre, vinagre de maçã, chá verde, mostarda, laranja, kiwi, cafeína, guaraná em pó, aspargos, vegetais fibrosos como brócolis, acelga e couve, gordura de coco, produtos derivados do cacau, alimentos fontes de ômega-3 (bacalhau, salmão, arenque, sardinha, anchova) e fontes de ácido linoléico conjugado (nutriente encontrado na carne bovina, de peru e em alguns laticínios).
• Nabo, rúcula, cebola, gengibre são capazes de aumentar o calor no interior do organismo e por isso estimulam o metabolismo.
• Os chás Verde e Branco são considerados os melhores de acordo com a cultura milenar oriental, ele tem substâncias desintoxicantes, antioxidantes e termogênicas, ou seja ajuda na aceleração do metabolismo e retardam o envelhecimento das células.
• O Colágeno , que foi lembrado graças a pergunda da Marly, seja em pó, cápsulas, líquido, contidas em alimentos, podem ajudar não somente na aceleração do metabolismo, como também é uma importante proteína, que fortalece as fibras da pele, evitando a flacidez. Encontre a que mais te agradar e ao seu bolso também.
• Vinagre de maçã, outra boa lembrança da nossa amiga Rosana, ajuda o fígado a promover a desintoxicação do organismo e contribui para ajudar a digerir alimentos e pratos ricos em gordura.

Tente esta “poção” aliada a uma boa dieta:
- Em um copo, coloque uma colher das de sopa de vinagre de maçã, adicione uma colher das de sopa de mel de abelha, complete com água destilada ou filtrada.
Tome antes das principais refeições.
- O vinagre de maçã também pode ser tomado apenas com água e adoçante. Mas puro somente em saladas.
- Bons carboidratos: alimentos integrais e a base de fibras.
- Fontes de gorduras boas:
• Castanha-do-pará, de caju, amêndoa, amendoim, nozes, pinhão, pistache, azeite de oliva extravirgem, abacate, semente de abóbora, gergelim e girassol.

Evite :
• Manteiga, chantilly, bacon, lingüiça, margarina e gordura vegetal hidrogenada.

Nenhum comentário: