segunda-feira, 28 de março de 2011

Dor de Cabeça: Mitos e Verdades.


Você que sofre com dor de cabeça frequentemente só pensa em achar uma solução para dar um fim nela, não é verdade? É justamente na tentativa de realizar este “sonho” que surgem muitas ideias erradas a respeito do problema. Origens mirabolantes para justificar tanto sofrimento também são muito comuns.Tem gente que diz que toda dor de cabeça é enxaqueca, que a falta de uso dos óculos desencadeia o problema, e por aí vai... Se você é uma sofredora crônica de dor de cabeça fique atenta aos mitos e verdades sobre esse mal.

Vinho tinto causa dor de cabeça?
Depende...
Apenas alguns tipos. O problema está exatamente quando há uma grande quantidade de radicais fenólico-flavonoides, defensivos naturais presentes na casca das uvas. Essa substância, incorporada em alguns tipos de vinho tinto, podem, de fato, deflagrar intensas crises para quem sofre de enxaqueca.

Comer bastante fruta resolve o meu problema?
Mito...
Algumas frutas, principalmente as cítricas, também têm sido responsáveis por iniciar crises de dor de cabeça, devido à presença da l'octopamina (que age diretamente nos vasos sanguíneos). Seria bom evitar o consumo excessivo da laranja, limão ou abacaxi.

Nunca vou ficar curada deste mal?
Verdade...
Por ser uma doença bioquímica do cérebro e transmitida geneticamente, a enxaqueca, infelizmente não tem cura. Mas pode ser controlada e, algum dia, desaparecer de vez. Tratamentos corretos e com eficiência comprovada podem reduzir a incidência, intensidade e duração das crises em mais de 90%.

O estresse no trabalho pode desencadear dor de cabeça frequente?
Mito...
Embora o excesso de atividades ou estresse no trabalho possam despertar a dor de cabeça tensional eventual, não existe comprovações de que isso seja a razão do aumento da frequência desse tipo de dor. Será preciso descartar outras possibilidades relevantes para então justificar a relação de causa e efeito com esses fatores.

Devo evitar comer chocolate?
Verdade...
O chocolate é rico em cafeína e feniletilamina. Duas substâncias que atuam nos vasos sanguíneos e por isso podem deflagrar sérios episódios de enxaqueca em determinados pacientes que sofrem deste mal.

Nenhum comentário: