terça-feira, 29 de março de 2011

Faça a sua farinha de Beringela!


Pode até parecer mais um daqueles produtos milagrosos, mas este já foi provado cientificamente que realmente pode dobrar os bons resultados de uma dieta balanceada e de baixas calorias. De acordo com a coordenadora do Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro,a nutricionista Glorimar Rosa, a Farinha de berinjela enxuga a barriguinha e ajuda a eliminar as gordurinhas extras.
Durante 2 meses testou-se a farinha em grupos diferentes de pessoas com os mesmos cardápios e a conclusão foi que a turma que ingeriu a farinha perdeu 6 kg e até 12 cm de barriga. Quem fez só a dieta secou 3 kg e 3 cm de abdome.

Como a farinha de beringela age:
-Diminui a barriguinha:
Associada a uma dieta de baixas calorias, a farinha favorece a queima da gordura corporal, principalmente na área abdominal. Com a diminuição da gordura visceral, cai o risco de diabete tipo 2 e perde-se bastante medidas.
-Metabolismo ativo:
A niacina – vitamina presente na berinjela – atua nas reações bioquímicas responsáveis pelos processos metabólicos de emagrecimento que fazem o corpo secar.
-Reduz o colesterol LDL:
Com a aceleração do trânsito intestinal, os sais biliares (substâncias que ajudam na digestão da gordura) não são absorvidos pelo organismo. Para reconstruí-los, o corpo utiliza colesterol LDL (ruim) e reduz, assim, a sua concentração.
-Regula o intestino:
As fibras não são absorvidas pelo organismo aumentam do bolo fecal e regulam o intestino. O consumo da farinha deve estar associado ao aumento da ingestão de água para equilibrar o trânsito intestinal.
-Sacia a fome:
No estômago, as fibras solúveis absorvem água do organismo e aumentam de tamanho, assim o o cérebro recebe a informação de que o corpo está saciado e não precisa mais se alimentar nas próximas horas. Além de emagrecer, a farinha de berinjela é rica em vitaminas
- Desincha o organismo:
Favorece o bom funcionamento dos rins, pois é rica em vitaminas do complexo B.
-Combate a artrite e reumatismo:
A farinha ajuda a diminuir a concentração de ácido úrico no organismo que, em excesso no sangue, se acumula em forma de cristal e provoca dores nas articulações.

Como consumir a farinha:
A farinha pode ser misturada a caldos, sopas, sucos, vitaminas e iogurtes. Combinada com uma dieta balanceada, duas colheres da farinha todos os dias ajudam a perder peso. Também inclua em sua alimentação outros alimentos ricos em vitamina C, como a laranja, por exemplo. O ideal seria pelo menos 4 colheres da farinha ao longo do dia. Quando se compra pronta no próprio rótulo vem a melhor forma de se consumir o produto.

Faça você mesmo!
A farinha já pode ser encontrada em várias casas de produtos naturais, mas para quem quer economizar, aí vai a receitinha bem fácil.
Em uma fôrma, coloque 1 kg de berinjela com casca e cortada em fatias. Em seguida, leve ao forno a uma temperatura de 200º C por cerca de 2h ou até o legume ficar crocante e ressecado. Agora, triture a berinjela desidratada no processador ou no liquidificador até virar pó. O produto deve ficar com aparência parecida com a da farinha de mandioca. Depois passe no processador ou liquidificador, para que fique bem fininha.
- Rendimento: 100 g.
- Armazenamento: guarde a farinha em um pote bem vedado, em local arejado e longe da luz. Pode ser na geladeira.
- Validade: cerca de um ano.

Nenhum comentário: