terça-feira, 22 de março de 2011

Farinha possui nutrientes poderosos para a saúde


Grande aliada da alimentação saudável e da dieta balanceada, cada tipo de farinha surpreende com seu poder em relação ao corpo e a saúde. Trigo, milho, mandioca, centeio, aveia e linhaça, a lista dos tipos de farinha é extensa e seus benefícios inúmeros. Além de serem saborosas opções quando polvilhadas em iogurtes, sucos, saladas ou sopas.
Segundo a nutricionista, Priscila Arruda, a farinha de aveia é a mais completa de todas. Rica em proteínas, fibras e vitaminas, previne diabetes, câncer de intestino e colesterol ruim. Para quem está de dieta, incluir esta farinha no cardápio pode ser uma boa pedida: ela aumenta a saciedade e melhora o funcionamento do intestino.
Na sequência, é possível citar a farinha de linhaça que tem como diferencial o auxílio no combate a acne e a de maracujá que ajuda o corpo a eliminar toxinas. “O ideal é fazer um rodízio entre duas ou três farinhas diferentes para garantir diversos nutrientes ao organismo”.
Na hora de escolher entre a farinha branca e a integral, opte pela última! Devido a refinação, a farinha branca perde alguns nutrientes importantes, que são encontrados na integral.
Teoricamente todo grão pode ser transformado em farinha, através da moagem. Então, vá de grão em grão e encontre a melhor farinha que se encaixa na sua dieta e com o seu paladar.
Aprenda a fazer uma receita deliciosa com a farinha integral.


Bolo de Banana com farinha integral

Ingredientes: 2 ovos, 2 colheres de sopa de margarina, 1 copo de iogurte natural, 1 xícara de açúcar mascavo, ½ xícara de chá de leite, 1 xícara de chá de farinha de trigo branca refinada, 1 xícara chá de farinha de trigo integral, 1 xícara de chá de aveia em flocos, 1 colher se sopa de canela em pó, 2 banana picadas em rodelas, 1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de preparo: misture em uma tigela os ovos, a margarina, o iogurte e o açúcar mascavo. A seguir, acrescente o leite, as farinhas e a aveia, mexendo muito bem a cada adição. Por último, misture a canela, as rodelas de banana e o fermento em pó. Coloque a massa em fôrma de anel untada e leve ao micro-ondas por 8 a 9 minutos na potência alta. Desenforme ainda morno. Sirva ao natural ou polvilhado com açúcar e canela.

Nenhum comentário: