terça-feira, 29 de março de 2011

Gorduras boas e ruins.


Sempre tão temidas, as gorduras são consideradas as grandes vilãs da nossa saúde e do nosso corpo.Quando se trata do fator estético, tanto medo é completamente compreensível.
Quem precisa emagrecer tem que cortar, primeiramente, as calorias dos alimentos. Logo, cortar a gordura é fundamental. 1grama de gordura fornece 9 kcal e 1 grama de carboidratos ou proteínas fornece 4kcal, ou seja, cortando a gordura, estamos cortando as calorias.
Contudo, o papel dos lipídios (nome científico das gorduras) no nosso organismo não pode ser ignorado. Eles estão na composição de hormônios, lipoproteínas, vitaminas e até mesmo da membrana celular. Com isso, concluímos que a quantidade de gordura deve ser controlada, mas o mais importante é fazer a escolha certa entre os vários tipos de gordura que existem nos alimentos.
De uma maneira geral, gorduras ruins aumentam os depósitos de godura (localizada, nos órgãos e artérias). Já as gorduras boas melhoram o metabolismo, rejuvenescem e melhoram a circulação sanguínea.

Aprenda a diferença:

Ruins:
• Saturada: carnes, leite integral, queijos amarelos, pele de frango, manteiga, creme de leite...
• Trans: biscoitos, sorvetes, margarina...

Boas:
• Moninsaturada: abacate, azeite, azeitonas, oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas)
• Polinsaturada (w3 e w6): peixes, frutos do mar, soja, linhaça.

Nenhum comentário: