segunda-feira, 28 de março de 2011

Situações de Stress no trabalho podem causar Depressão: Fique atento!


A correria, o excesso de cobrança, o acúmulo de tarefas, tudo isso faz parte da rotina de uma pessoa que trabalha. Mas, quando o estresse é muito, pode ser que algumas doenças acabem aparecendo, como é o caso da depressão. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a depressão passará da 4ª para a 2ª colocada entre as principais causas de incapacidade para o trabalho no mundo até 2020.
Os primeiros sinais de um quadro depressivo são: Irritabilidade, insônia, dores sem causa clínica definida, cansaço excessivo, baixa produtividade e dificuldade para tomar decisões. "As atribuições do cargo também devem ser consideradas fator de risco para a doença. Um executivo, por exemplo, que não gosta de falar em público, mas precisa fazer determinadas apresentações, pode ser forte candidato a tornar-se depressivo".
Em longo prazo, quadros de depressão não tratados podem resultar no afastamento das atividades, elevando o absenteísmo nas empresas, ou até mesmo em demissão, já que a baixa produtividade e o desinteresse pela rotina podem afetar a avaliação da empresa sobre o funcionário. "É importante reconhecer os sintomas emocionais e físicos e, o quanto antes, procurar ajuda médica".

Fique por dentro destes sintomas:
- Emocionais: Tristeza, perda de interesse, ansiedade, angústia, desesperança, estresse, culpa.

- Físicos: Baixa energia, alterações no sono, dores inexplicáveis pelo corpo (sem causa clínica definida), dor de cabeça, dor no estomago, alterações no apetite, alterações gastrointestinais, alterações psicomotoras, entre outras.

Nenhum comentário: