terça-feira, 22 de março de 2011

Tipos de Massagem: Energize corpo e mente.


Ao final do dia, todos sentem o peso da rotina. Seja através do físico ou do mental, o nosso corpo costuma reclamar dos exageros e da falta de atenção. Contudo, é preciso mudar os costumes e dedicar mais cuidado a nossa principal ferramenta de trabalho. Neste momento, a massagem pode ser a melhor pedida.
Segundo Camila Cheloni, fisioterapeuta especializada em estética corporal e facial da Clínica Dr. Alan Landecker, essa terapia pode ser estimulante ou calmante, dependendo da velocidade e intensidade de seus movimentos. “Ela estimula a irrigação dos músculos e do tecido conjuntivo, além de provocar um relaxamento específico das tensões acumuladas na musculatura”, afirma.
Os principais benefícios da massagem são mecânicos, fisiológicos e psicológicos. “Os movimentos de compressão, tração, estiramento e fricção geram efeitos nos tecidos, mobilizando fibras musculares, tendões, pele, tecido subcutâneo, tecido cicatricial e aderências. O resultado é a movimentação de elementos, como a linfa, sangue venoso, edema, conteúdo intestinal e conteúdo de hematomas. O efeito mecânico pode ajudar a melhorar áreas acometidas pela celulite, por exemplo”, explica a fisioterapeuta.
Os resultados fisiológicos acontecem, porque a massagem estimula as circulações sanguínea e linfática, aumentando o aporte de oxigênio aos tecidos e, assim, a nutrição celular. “A massagem também facilita a drenagem das toxinas, realiza a remoção dos produtos metabólicos, estimula o processo de cicatrização, o aumento da extensão do tecido conjuntivo, alivia a dor, facilita a atividade muscular, e o relaxamento local e geral”, completa.
Os benefícios psicológicos se dão por meio do relaxamento físico que, por sua vez, proporciona alívio da ansiedade e da tensão. “A massagem oferece uma sensação geral de bem-estar e um grande alívio de dor”, diz a especialista em estética corporal.

Tipos de massagem:

Massagem Energizante: é utilizada com o objetivo de atenuar o cansaço e prostração física, estimulando a energia e a vitalidade. Cria uma sensação de bem-estar e alegria. É feita com movimentos rápidos e sequenciais no início de sua execução e, depois, se suaviza para finalizar a sessão. Há terapeutas que utilizam aspectos adicionais para a execução da massagem, como ambiente e música adequados. Ela poderá ser feita de 1 a 2 vezes por semana.

Massagem Relaxante: objetiva melhorar a circulação venosa e linfática e, assim, liberar inchaço e rigidez, alongar tecido, remover dores e aumentar a flexibilidade. Como diz o nome, é utilizada para relaxar, diminuir o desconforto físico, aliviar as dores, liberar tensões musculares. É feita com movimentos ritmados e, normalmente, também começa com manobras mais ativas e, ao término, mais suaves. Em sua execução, se concentra em movimentos na região em que está mais tensa. Poderá ser feita, no mínimo, uma vez por semana e a indicação é feita para cada caso.

Massagem Desintoxicante: existe a desportiva, que tem como objetivo eliminar resíduos metabólicos do corpo produzidos por trabalho físico intenso, feito por atletas. Essa massagem poderá ser feita diariamente, durante o período de condicionamento. Promove a eliminação de resíduos metabólicos musculares adquiridos peça forte carga de exercícios. Também auxilia nas tensões e nódulos. Além disso, existe a massagem desintoxicante natural, que utiliza produtos com propriedades terapêuticas, que são aplicados durante ou no final da massagem, como máscara corporal ou facial. Essa massagem poderá ser feita de 1 a 2 vezes por semana, dependendo do efeito terapêutico do produto utilizado na sessão.

Massagem Hidratante: essa massagem deverá ser aplicada após uma esfoliação ou gommage para retirada de células mortas da pele e preparação da pele para receber a massagem hidratante. Importante utilizar produto adequado para o corpo e face, que ajudará na renovação celular e no aumento da circulação periférica. A hidratação poderá ser feita de 1 a 2 vezes por semana, já a esfoliação ou gommage de 15 em 15 dias ou 1 vez por mês, dependendo de cada caso.

Nenhum comentário: