quinta-feira, 31 de março de 2011

Tudo o que você tem que saber sobre o tomate:


Existem alguns alimentos que são verdadeiros aliados quando o assunto é a nossa saúde. Um bom exemplo disso é o “tomate”. Este tão conhecido fruto, que está presente em grande parte das nossas refeições, possui propriedades muito benéficas ao nosso organismo. É uma ótima fonte de nutrientes, vitaminas e ainda auxilia na prevenção de diversas doenças.
Os tomates são, de longe, a fonte mais rica em Licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata.
O licopeno é um carotenóide que confere a cor vermelha ao tomate e pode ser também encontrado, em menores quantidades, na melancia, na goiaba, no morango e no mamão. Quanto mais intensa for a cor vermelha do tomate, mais rico em antioxidante ele será.
Por ser um carotenóide, o Licopeno é melhor absorvido na presença de gorduras saudáveis. A adição de uma dose moderada de gordura monoinsaturada facilita o transporte, a absorção e a ação do Licopeno no organismo. Por isso, para tornar sua preparação à base de tomates ainda mais poderosa e saudável, acrescente 1 fio de azeite de oliva extra-virgem processado à frio.

Benefícios do tomate:
-Estimula as enzimas, previne a coagulação sanguínea.
-É anticancerígeno porque inibe as enzimas responsáveis pela metástase das células cancerígenas.
-Como possui ferro previne e cura anemia, fraqueza, palidez, o fósforo contido aumenta a resistência física.
-Age sobre os ossos, distúrbios nervosos, stress e problemas de obesidade, além de fortalecer o cérebro auxiliando no aprendizado.
O magnésio contido no tomate protege contra doenças cardiovasculares, hipertensão, nervosismo, tensão pré-menstrual e problemas da próstata.
-Combate depressão e tremores.
-Contém potássio, que age também contra fraqueza em geral, arritmia e também pressão alta.
-A vitamina B2 do tomate(riboflavina) protege contra distúrbios nos olhos, distúrbios digestivos e ferimentos na boca.
-Apresenta ainda outros benefícios provenientes da vitamina C que aumenta a imunidade contra resfriados e outras infecções inclusive AIDS.
-O tomate pode ser consumido cru, cozido ou em molhos que não perde suas propriedades.
-Evite o consumo de tomates verdes pois é contra indicado para os rins e sempre que possível também os molhos e extratos industrializados por conterem químicas que não são saudáveis.
-É adstringente, anti-séptico,desintoxicante.
-Auxilia contra a queda de cabelos, contra a caspa, contra pele oleosa e acne,calos
e verrugas
-Indicado em casos de inflamações de garganta, cálculos nos rins e na bexiga.
-Também em relação à estética, o tomate atua no combate ao envelhecimento precoce. Sem contar que, como é pouco calórico, ele pode ser consumido sem moderação.

Abaixo, veja tudo o que você precisa saber sobre o tomate:
- O indicado é que você consuma um copo (200 ml) de suco ou de molho de tomate, quatro vezes por semana.
- Quando for comprar tomates, leve em consideração a maneira como irá prepará-lo. Os mais maduros e vermelhos são ótimos para dar cor e consistência aos molhos, sopas, cremes e sucos, mas não há necessidade de que sejam grandes e bonitos.
- Os verdes, que amadurecem fora do pé, só são indicados em caso de frituras.
- Para as saladas, escolha os maiores que não estejam machucados, de cor uniforme, lisos e brilhantes.
- Conserve-os na geladeira. Mas saiba que as baixas temperaturas podem fazer com que eles percam algumas propriedades nutritivas.
- Após comprá-los, consuma-os em, no máximo, uma semana.
- Congele apenas o molho de tomate, nunca ele inteiro!

Nenhum comentário: