terça-feira, 22 de março de 2011

Yoga contra a TPM.


Uma vez por mês, ela está lá. Nos deixa com os nervos à flor da pele, completamente vulneráveis, quase à beira da loucura. É claro que estamos falando sobre a TPM – Tensão pré-menstrual. Essa vilã do universo feminino é capaz de virar o nosso mundo de cabeça para baixo. Por mais que umas mulheres sofram menos que outras desse mal, de uma maneira geral, este período não passa despercebido para ninguém.

Porém, como todas já sabem, a prática de exercícios físicos é fundamental para a diminuição desse problema. Dentre as atividades, destaca-se a Ioga, uma velha conhecida no combate ao estresse e na busca por um corpo mais em forma. Pode parecer mentira, mas a Ioga pode reduzir em até 64% os sintomas da TPM.

A explicação é bem simples: A Ioga ajuda a regular o Gnrh, um hormônio que sai da hipófise e tem o papel de acionar o trabalho de outras glândulas. Quando ele alcança o nível esperado para cada fase do ciclo, o risco da TPM aparecer é muito menor.

Até mesmo a tireóide funciona melhor com a prática da Ioga. Isso porque as diferentes posições feitas nessa aula fazem uma espécie de massagem, aumentando o fluxo sanguíneo na região do pescoço, contribuindo para regularizar a produção hormonal.

Nenhum comentário: