terça-feira, 16 de agosto de 2011

O Fígado


O fígado e suas funções
O fígado é o maior órgão do corpo humano, está localizado no lado superior direito do abdômen, protegido pelas costelas.
É a mais volumosa de todas as víceras, pesa cerca de 1,5 kg no homem adulto e na mulher adulta, entre 1,2 e 1,4 kg. Tem a cor vermelha- amarronzada, é friável e frágil, tem a superfície lisa; produz a grande maioria de substâncias essenciais para o resto do corpo e remove as substâncias prejudiciais ao organismo. Produz a bile que é levada ao intestino delgado para se juntar ao processo de digestão. Também produz hormônios, proteínas e enzimas que mantêm o corpo funcionando normalmente. Tem participação na produção de substâncias que ajudam o sangue a coagular. Tem papel importante na decomposição do colesterol, manutenção do açúcar no sangue, e também na composição de medicamentos.

Funções do Fígado:
1.Secretar a bile, líquido que atua no emulsionamento das gorduras ingeridas, facilitando, assim, a ação da lipase;
2.Remover moléculas de glicose no sangue, reunindo-as quimicamente para formar glicogênio, que é armazenado; nos momentos de necessidade, o glicogênio é reconvertido em moléculas de glicose, que são relançadas na circulação;
3.Armazenar ferro e certas vitaminas em suas células;
4.Sintetizar diversas proteínas presentes no sangue, de fatores imunológicos e de coagulação e de substâncias transportadoras de oxigênio e gorduras;
5.Degradar álcool e outras substâncias tóxicas, auxiliando na desintoxicação do organismo;
6.Destruir hemácias (glóbulos vermelhos) velhas ou anormais, transformando sua hemoglobina em bilirrubina, o pigmento castanho-esverdeado presente na bile.

Causas principais que prejudicam o bom funcionamento do fígado:
1. Dormir tarde e despertar tarde.
2. Não urinar pela manhã.
3. Comer demasiado.
4. Pular o café da manhã.
5. Consumir muitos medicamentos.
6. Consumir conservantes, colorantes, adoçantes artificiais.
7. Consumir óleos de cozinha não saudáveis. Reduz o mais possível o consumo de alimentos fritos, mesmo quando utilizes azeites benéficos. Não consumas alimentos fritos quando estiveres cansado ou doente, evita-o.
8. Consumir alimentos demasiado cozidos sobrecarrega o fígado.
Os vegetais devem ser comidos crus ou pouco cozidos. Se consomes vegetais fritos deves fazê-lo de uma só vez, ou seja, não deves guardá-los para consumo posterior.

Devemos seguir estes conselhos sem que signifique maior gasto. Só temos que adotar um estilo de vida mais saudável e melhorar os nossos hábitos alimentares. Manter bons hábitos de alimentação e exercício é muito positivo para que o nosso organismo absorva o que necessita e elimine os químicos no seu "horário".

Hábitos que prejudicam o cérebro, matando neurônios:


1. Não tomar o café da manhã
A pessoa que não toma o pequeno-almoço tem baixo nível de açúcar no sangue. Isto gera uma quantidade insuficiente de nutrientes ao cérebro causando a sua degeneração paulatinamente.

2. Comer demais.
Isto causa o endurecimento das artérias do cérebro, causando também baixa capacidade mental.

3. Fumar.
Causa a diminuição do tamanho cerebral e promove também a doença de Alzheimer.

4. Consumir altas quantidades de açúcar.
O alto consumo de açúcar interrompe a absorção de proteínas e outros nutrientes causando má nutrição e pode interferir no desenvolvimento do cérebro.

5. Contaminação do ar.
O cérebro é o maior consumidor de oxigénio do corpo. Inalar ar contaminado diminui a sua oxigenação provocando uma diminuição da eficiência cerebral.

6. Dormir pouco.
O dormir permite ao cérebro descansar. A falta de sono por períodos prolongados acelera a perda de células do cérebro.

7. Dormir com a cabeça coberta.
Dormir com a cabeça coberta aumenta a concentração de dióxido de carbono e diminui o oxigénio causando efeitos adversos ao nosso cérebro.

8. Fazer o cérebro trabalhar quando estamos doentes.
Trabalhar e estudar quando estás doente, além da dificuldade do cérebro para responder nesse estado, prejudica-o.

9. Falta de estimulação.
Pensar é a melhor maneira de estimular o nosso cérebro e não fazê-lo provoca que o cérebro diminua o seu tamanho e portanto a sua capacidade.

10. Praticar a conversação inteligente.
Conversas profundas ou intelectuais promovem a eficiência cerebral

O melhor horário para dormir!


Diz o ditado: "Deitar cedo e cedo erguer dá saude e faz crescer"....
Dormir tarde e despertar tarde interromperá o processo de desintoxicação de químicos desnecessários ao teu organismo. Além disso deves ter em conta que das 00:00 às 4:00 é o horário em que a medula óssea está produzindo sangue. Então, procura dormir bem e não te deites tarde.

Das 21 - 23:00: É o horário em que o corpo realiza atividades de eliminação, químicos desnecessários e tóxicos (desintoxicação) mediante o sistema linfático do nosso corpo. Neste horário do dia devemos estar num estado de relaxamento, escutando música, por exemplo.

Das 23:00 - 01:00: O corpo realiza o processo de desintoxicação da vesícula biliar, e idealmente deve ser processado num estado de sono profundo.

Durante as primeiras horas da manhã 01:00- 03:00: processo de desintoxicação do fígado, idealmente deve suceder também num estado de sono profundo.

De madrugada 03:00 - 05:00: desintoxicação dos pulmões. É por isso que por vezes neste horário se produzem fortes acessos de tosse. Quando o processo de desintoxicação atinge o trato respiratório é melhor não tomar medicamentos para a tosse já que interferem no processo de eliminação de toxinas.

De manhã 05:00 - 07:00: Ocorre a desintoxicação do cólon. É o horário de ir ao banheiro para esvaziar o intestino.

Durante a Manhã de 07:00 - 09:00: ocorre a absorção de nutrientes no intestino delgado. É o horário perfeito para tomar o Café da manhã. Se estiver doente o Café da manhã deve ser tomado mais cedo: antes das 6:30.

O Café da manhã antes das 7:30 é benéfico para aqueles que querem manter-se em forma.
Os que não têm por hábito tomar o Café da manhã devem tentar mudar o hábito, sendo menos prejudicial realizá-lo entre as 9:00 e as 10:00 em vez de ficar a manhã completa sem comer.

A melhor maneira de limpar os seus RINS


Ano após ano, os nossos rins filtram o sangue, eliminando o sal e toxinas
do nosso corpo. Com o tempo, o sal acumula e os nossos rins precisam de ser limpos.

Pegar um ramo de salsa, lavar bem, cortar em pedaços pequenos e ferver em cerca
de um litro de água durante dez minutos. Deixar esfriar, filtrar e guardar em garrafas na geladeira.

Beber um copo por dia. O sal e toxinas irão quebrar e serão expelidos naturalmente.
Sentirás uma notável diferença logo após o tratamento.

A salsa é conhecida como o melhor tratamento de limpeza para os rins.